7º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

Ministério da Cultura, Aliança Francesa Porto Alegre e Fundação Iberê apresentam o 7º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, com inscrições abertas a partir de 28 de junho.

A premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas, promovendo um programa cruzado de residência artística Brasil-França. As candidaturas podem ser enviadas a partir do dia 28 de junho até 28 de julho de 2024. Neste ano, o prêmio volta a contemplar um artista brasileiro e um artista francês para uma residência artística cruzada no Intermondes - Humanités Océanes, em La Rochelle (França), e na Casa Iberê, em Porto Alegre (Brasil), respectivamente.

Sobre a inscrição

A partir de sua última edição, em 2023, o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea passou a incorporar em seu regulamento a exigência de um projeto temático para a residência na França, de acordo com as diretrizes do programa de residência do Intermondes - Humanités Océanes, de La Rochelle.

Desde janeiro de 2022, o Intermondes detém o título de “Centro Nacional de Investigação e Recursos em Etnologia” com a temática “Humanidades Oceânicas”. Nesse sentido, a instituição busca a criação de diálogos entre artistas e pesquisadores a partir do tema “Humanidades Oceânicas”.

Assim, o interessado em se inscrever no 7º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea deve apresentar um projeto alinhado à temática determinada pelo Intermondes - Humanités Océanes.

Para se candidatar, é preciso morar no Rio Grande do Sul e realizar a inscrição até 28 de julho de 2024.

Confira o regulamento completo aqui.

Acesse o formulário de inscrição.

 Qualquer dúvida, entre em contato com cultura@afpoa.com.br

Sobre o prêmio

Entre as candidaturas, um artista será selecionado para ganhar uma residência no Intermondes - Humanités Océanes de La Rochelle, na França, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025. Além disso, o vencedor terá a oportunidade de estar em contato com um artista francês que fará sua residência na Casa Iberê, em Porto Alegre entre os meses de setembro e novembro de 2024.

O prêmio também oferece um valor em dinheiro de R$ 12.000 como remuneração e custeio da estadia na França, passagens de ida e volta, alojamento, uma exposição individual no Intermondes e uma bolsa de estudos de francês na Aliança Francesa pelo tempo equivalente a um semestre.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Iberê, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Casa Iberê, Intermondes - Humanités Océanes, Consulado da França em São Paulo e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.